+55 (11) 3511-3841
+55 (11) 99756-1999
rbracco@rbracco.adv.br

Receita Federal lança Manual

Malha Fina das Pessoas Físicas e a Nova Malha Digital de Pessoas Jurídicas

Soluções facilitam a rotina dos contribuintes, impulsionando a autorregularização e reduzindo litígios com Fisco.

A Receita Federal realizou na quinta-feira (13/7) o lançamento do Manual da Malha Fina e apresentou a Nova Malha Digital. Os novos mecanismos refletem o esforço constante da Instituição em orientar e dar assistência ao contribuinte — Pessoa Física ou Pessoa Jurídica — no cumprimento das suas obrigações fiscais.

 

Ao priorizar a autorregularização, com orientações completas e viáveis para a correção de falhas na declaração, as iniciativas ajudarão a reduzir a abertura de procedimentos fiscais, evitando o litígio e melhorando a relação entre o Fisco e o contribuinte. A Receita se manifesta dizendo que “Muitos contribuintes querem fazer o certo e precisam ter muita clareza de como fazer”.

 

“O manual lançado hoje é uma iniciativa de assistência à Pessoa Física que caiu na malha.

Levamos clareza ao contribuinte sobre como corrigir ou apresentar documentos para atender a situações identificadas pela Receita”, reforçou Andrea. Divergências entre as informações declaradas pelo cidadão e os dados fornecidos por outras entidades que também entregam declarações (como empresas, instituições financeiras, planos de saúde) podem levar à malha fina.

 

O novo Manual da Malha Fina mostra, de forma simples e de fácil acessibilidade, como a Pessoa Física e Pessoa Jurídica pode solucionar a questão.

 

 

Acesse aqui o Manual da Malha Fina – Pessoa Física

 

Clique aqui para acessar a Nova Malha Digital – Pessoa Jurídica

 

“Medidas como essas proporcionam ao contribuinte e aos profissionais da contabilidade a possibilidade de correção de algumas informações que eventualmente não tenham sido colocadas da forma adequada, antes da abertura de um procedimento fiscalizatório”, reforçou o presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, na abertura do evento.

 

Fonte: Receita Federal